MaisEscola

O MaisEscola é um sistema que integra em seu bojo, todas as atividades administrativas e financeiras de uma unidade escolar, agregando centenas de funções, todas voltadas para:


Eliminação do retrabalho Consiste em evitar que uma mesma atividade seja refeita no passo seguinte. Por exemplo: com base nas notas lançadas pela secretaria, o MaisEscola, replica a informação no Diário de Classe do professor, permite a impressão do boletim, calcula a média final, atualiza o histórico escolar do aluno, emite o relatório anual da SEDUC, etc...
Aumento do grau de confiabilidade das informações Checa os dados informados contra tabelas de valores previamente catalogados, exibindo mensagem de erro conforme o caso. Por exemplo: não permite que o usuário aloque o valor de uma despesa numa conta que não faça parte do plano de contas.
Apoio à tomada de decisão O Sistema oferece diversos relatórios (analíticos e sintéticos) e estatísticas que podem ser analisados no vídeo/impressora, para auxiliar as tomadas de decisões.
Segurança de acesso às informações Somente as pessoas autorizadas a executar uma tarefa ou acessar uma determinada informação podem fazê-lo. Tais acessos são registrados numa trilha de auditoria.
Descentralização O MaisEscola permite executar as tarefas em redes de microcomputadores ou pela Internet (módulos satélites). Assim, os usuários de um departamento, podem acessar os dados inerentes às suas tarefas, enquanto outros departamentos podem estar acessando esta mesma informação ou executando outra tarefa.
Flexibilidade Esta é outra característica marcante do Software, onde toda a base do Sistema é totalmente tabelada, facilitando desta forma que o produto absorva facilmente os padrões de controle praticados na unidade de ensino. Por exemplo: cálculo de multa/juros, perda ou não de desconto após a data de vencimento (ou perda gradativa do desconto), peso por avaliação, média final, controle de freqüência, etc...
Facilidade Operacional Totalmente aderente ao padrão Windows o que por si só já facilita o acesso ao Sistema. No seu escopo, o MaisEscola, agregou as tarefas for área departamental. Assim, ao entrar no sistema e selecionar a área (ex: secretaria), o usuário terá acesso a todas as atividades desta, bastando para tal dar um clique do mouse para efetuar a seleção da mesma.

Módulos do Sistema

Confira abaixo os módulos do Sistema Mais Escola


Módulo Gerenciador: Como primeira tarefa de implantação, o Administrador deve cadastrar os dados da escola, assim como associar a logomarca, que será estampada nos relatórios do sistema. O módulo gerenciador possibilita que o Administrador do Sistema, identifique as pessoas que podem acessar o MaisEscola e defina quais atividades podem ser utilizadas, bem como, o tipo de acesso (somente consulta ou atualização). Por ser um sistema de administração múlti-escola o Administrador pode também identificar os acessos dos usuários por escola. Desta forma, podemos ter um usuário apto, por exemplo, a lançar nota numa determinada escola, porém com acesso bloqueado para esta atividade em outra. Neste módulo é possível também definir as senhas de acesso para atividades que necessitem de uma supervisão extra, tais como: alteração de nota, quitação de mensalidade com valor a menor, bloquear pagamento caso exista débito anterior, fechamento de caixas, etc...
Módulo Secretaria: O 1º módulo do Sistema MaisEscola é o responsável pela gestão acadêmica. Neste é possível executar tarefas tais como: - Inicialização de novo período Permite a qualquer momento criar um novo período letivo, mesmo que o anterior ainda esteja em andamento. Desta forma o MaisEscola permite operar com cursos anuais, semestrais, trimestrais, etc simultaneamente. - Tabelas Possibilita codificar as disciplinas, detalhar disciplinas por matérias, criar turmas (grades), horários, associar professores por turma/disciplina, criar lista de material para alunos de educação infantil, modelos de avaliação qualitativa, etc... - Cadastros Neste tópico o usuário poderá decidir entre o cadastro de alunos completo ou resumido. O primeiro é voltado para alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio, permite registrar informações de identificação do aluno, responsáveis, dados clínicos e financeiros, entre outras. O segundo é direcionado para alunos de cursos livres e ensino fundamental, médio e superior, onde numa única tela é possível efetuar todo o processo de matrícula. Ambos permitem associar a foto do aluno ao cadastro. Complementando a ficha do aluno, o sistema disponibiliza um cadastro para registro de informações da psicóloga.Também é possível efetuar o cadastro de funcionários, identificando em particular os componentes do quadro de docentes (para posterior associação as disciplinas por turma). - Matrícula Nesta etapa é possível controlar a entrega dos documentos dos alunos, bem como, alocá-lo numa turma regular e de educação física. - Controle de Entrega de Material (Ed.Infantil) Possibilita o controle da entrega do material escolar solicitado a cada aluno. Encaminha o material ao almoxarifado (Estoque). Controla quem entregou os materiais requisitados na integra ou aqueles que ainda possuem saldo devedor. - Controle de Entrega de Material (Ed.Infantil) Possibilita o lançamento de notas/conceito por turma/disciplina/matéria ou individualmente por aluno/disciplina/matéria, tanto para as intervalares ou para a recuperação paralela. Outra novidade é o lançamento de nota Interdisciplinar (nota que irá compor a média final das disciplinas). Esses lançamentos poderão ser feitos tanto pelo pessoal da secretaria ou pelo próprio professor da disciplina/matéria (segurança por senha/professor). Permite ainda exportar as informações em planilhas Excel para que os professores possam lançar as notas dos instrumentos de avaliação e posteriormente importar as notas finais diretamente para o boletim do aluno. No processo de importação o sistema imprime o protocolo de entrega de notas. Permite o registro/alteração de histórico dos anos anteriores. O controle de frequência pode ser via diário de classe (turma regular / educação física) ou por ponto eletrônico (relógio de ponto ou catraca). Registro de Avaliação Qualitativa no formato dissertativo ou questionário. - Registro de Ocorrências (Protocolo) Permite registrar requerimentos, tais como: solicitação de ressalva, histórico, 2ª via de carteirinha, prova de 2ª chamada, etc. Serve também como ficha de registro da orientação pedagógica, permitindo registro de fatos como por exemplo: uniforme incompleto, atrasos constantes, atendimento aos pais, etc. Vale frisar que tais informações podem ser disponibilizadas para consulta via Internet. - Atividades complementares O MaisEscola disponibiliza diversas tarefas de apoio, tais como: troca de turma, registro de disciplinas complementares, alteração de situação (cancelamento de matrícula, solicitação de transferência, abandono, trancamento), registro de ocorrências, status por disciplina (cursando, crédito, aprovado em série anterior,...) - Relatórios Acadêmicos Um “book” de relatórios foram criados respeitando padrões exigidos pelos órgãos educacionais de forma a atender todas as necessidades da área acadêmica. Ex:Emissão de Diário de Classe, Carteirinha (foto + código de barras), contrato, Boletim, Histórico, Certificado, Diploma, Relação Anual SEDUC, Censo Escolar, Frequência de Prova, Controle de Entrega de Notas, Performance de Alunos por Turma, Desempenho de Turma, Mapa de Resultado Final, Arquivo Meia-Passagem CTBEL, Recuperação Paralela, Pendentes por Pontos, Etiquetas, Controle de Arquivos e Pastas, etc...
Módulo Financeiro: Nesta rotina é possível controlar o recebimento de mensalidades, taxas, livros, uniformes, bem como despesas de todos os tipos, emitindo relatórios de controle e gerenciais. - Tabelas De forma a permitir uma perfeita distribuição de gastos e receitas o MaisEscola trás um modelo de Plano de Contas previamente definido que pode ser facilmente adaptado a sua unidade de ensino de acordo com as suas necessidades. A segunda etapa consiste em definir os Códigos de pagamento. Nesta o usuário deve definir os valores de mensalidades e respectivos descontos praticados, o percentual de desconto, e associar valor, desconto multa e juros aos códigos de receitas e despesas pré-definidos no Plano de Contas. O sistema permite também cadastrar Parcelas Avulsas, que permitirão a impressão de boletos para cobrança bancária ou na tesouraria. A tabela de Convênios permite cadastrar códigos que identifiquem as parcerias firmadas entre a escola e outros órgãos, sindicatos, etc que resultarão em descontos aos alunos. É possível também cadastrar as operadoras de Cartão de Crédito, suas modalidades (débito/crédito) e taxas operacionais. Permite também identificar os Bancos para os quais serão impressos boletos. - Valores complementares Este novo recurso do MaisEscola possibilita que o administrador, complemente a ficha financeira do aluno, com valores adicionais (que irão compor o carnê do aluno) tais como: taxa de material, dependência, uniforme, transporte escolar, informática, etc e deduções que serão abatidas no valor da mensalidade mesmo que a quitação ocorra após a data de vencimento (ex: crédito educativo (FIES), crédito de disciplinas, etc...) - Recebimento Permite registrar o recebimento de mensalidade (ou matrícula), integral ou parcial (neste caso controla o saldo devedor / data de vencimento). Em ambos os casos o sistema permite a impressão de recibos (papel A4 ou bobina 40 colunas). É possível também efetuar a baixa automática com base no arquivo de retorno obtido no site de cada banco. Neste caso, o MaisEscola, imprime um relatório de controle das baixas efetuadas (com a diferença entre o valor recebido pelo banco e o calculado pelo sistema). Em todos os casos, o sistema distribui automaticamente os valores de receitas/deduções de acordo com as contas do plano. Para os pagamentos efetuados com cheque/cartão permite identificar a data em que a receita ficará disponível (possibilita listar os cheques pré-datados). Possibilita também controlar os cheques depositados, compensados, devolvidos, reapresentados e reapresentados e devolvidos. Caso o recebimento tenha sido feito através de cartão de crédito / débito, permite calcular e debitar automaticamente a taxa da operadora do cartão quando da confirmação da entrada do valor na fonte bancária. - Contas a Pagar Possibilita registrar e dar baixa nos títulos por credor, sendo os valores pagos alocados por conta. Permite efetuar o pagamento utilizando cheques recebidos de alunos. Permite obter uma lista dos credores com títulos a pagar (vencidos ou a vencer) ou pagos. - Geração do arquivo de remessa Permite enviar arquivos para o site do banco, de forma a permitir o registro da cobrança. - Movimentos Financeiros Possibilita transferência de valores entre fontes (ex: caixa p/ banco), ajuste de saldo, etc... - Encerramento de caixa / Movimentação financeira O primeiro refere-se ao fechamento das atividades de caixa para o operador, enquanto que o segundo promove o encerramento das atividades financeiras e o cálculo das entradas e saídas por fonte financeira. - Relatórios de Apoio e Gerenciais Possibilita gerar uma gama de relatórios, tais como: carnê de pagamento, previsão de faturamento, alunos x valores cobrados por parcela, Mensalidades Pagas, Inadimplentes (permite selecionar débitos no SPC), Adimplentes, Títulos pagos em dia, Diário de Caixa, Movimentação Financeira, Declaração IR, Outros Pagamentos, Receitas x Despesas, Valores Acumulados por Conta, etc... - Consulta Ficha Financeira Permite visualizar no vídeo as informações de cada parcela, tais como: data de vencimento, valor, desconto, deduções, acréscimos, multa, juros, débito corrigido, etc..., bem como, fornece todos os dados para cobrança. Possui área para armazenar o histórico de negociações.
Módulo de Controle de Estoque: Neste módulo é possível cadastrar os materiais com seus respectivos saldos iniciais e controlar a entrada e saída dos mesmos. - Tabelas Permite cadastrar as unidades de entrada/consumo e grupos de materiais. - Cadastro Possibilita o cadastramento dos materiais e fornecedores. - Entrada e Saída Para cada entrada registra a data, quantidade, valor, fornecedor, etc... Para a saída, permite indicar a quantidade e para quem se destina o produto.